O que são texturas?

As famílias de Texturas da MUSA
 “ Textura é o aspecto de uma superfície, ou seja a “pele”, de uma forma que permite identifica-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objecto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável. “ (in Wikipédia –texturas)
Do ponto de vista visual as texturas podem agrupar-se em dois grandes grupos - as texturas naturais e as texturas artificiais-, sendo as primeiras as que resultam da intervenção do meio ambiente, ou que existem naturalmente nele, e as segundas serão as que resultam da intervenção/manipulação humana.

Naturalmente que, tendo em consideração as texturas artificiais, pudemos partir para um mundo inesgotável de uma variedade incomensurável, lembrando, nomeadamente, uma particularidade das textura decorativas – as texturas gráficas - onde basta a simples utilização de pontos e linhas de forma repetitiva e equidistante e/ou caóticas para criar padrões que darão regularidade ou irregularidade à textura que for criada.